No mundo fanfarrão dos jornais britânicos, o editor Robert Winnett se destaca pela falta de brilho. Taciturno e discreto, mais propenso a ser enterrado em documentos em sua mesa do que em um clube de Mayfair, o Sr. Winnett, vice-editor do The Daily Telegraph, é conhecido por seu foco em notícias de última hora, uma vez que ganhou o apelido de “Menino Rato”Por sua busca incansável por novidades.

Agora Winnett está sob os holofotes que será difícil de evitar: neste outono, ele se tornará o editor do The Washington Post, assumindo um dos cargos mais poderosos e examinados do jornalismo americano em um momento crucial na indústria de notícias. .

Sua ascensão se deve aos seus laços de longa data com Will Lewis, o executivo-chefe do The Post. Lewis, uma estrela da Fleet Street, orientou Winnett no The Sunday Times de Londres e mais tarde no The Telegraph, onde Winnett liderou uma investigação inovadora sobre despesas fraudulentas que levaram à demissão de vários políticos britânicos.

Mas Winnett continua sendo uma incógnita, tanto nos círculos de elite da mídia americana quanto na redação que em breve liderará. Ele chegará ao Post depois de 17 anos no The Telegraph, um jornal de centro-direita associado ao Partido Conservador britânico. Algumas das suas práticas anteriores, incluindo o pagamento de uma quantia de seis dígitos para obter os documentos cruciais para a investigação das despesas, vão contra a ética de reportagem mais rigorosa seguida pelas organizações noticiosas americanas.

Representantes do The Post recusaram-se a disponibilizar o Sr. Winnett para uma entrevista.

Mas entrevistas na segunda-feira com ex-colegas e veteranos da Fleet Street apresentaram o retrato de um jornalista obcecado por notícias, com aversão a jantares e uma paixão pelo time de futebol Chelsea, cujo exterior despretensioso mascara um jornalista obstinado que aprecia histórias duras sobre políticos de todos os tipos. listras.

“Ele realmente acredita na responsabilização do poder e acredita que essa é a tarefa mais importante que o jornalismo pode realizar”, disse Rosa Prince, editora-adjunta do Politico no Reino Unido, que trabalhou com Winnett no The Telegraph. “Ele é muito mais um jornalista do que alguém que tem opiniões políticas particularmente fortes.”

Winnett estava tão ansioso para trabalhar no jornalismo que começou a trabalhar como freelancer durante as férias da faculdade em Oxford. Ele ainda era estudante quando ingressou no The Sunday Times de Londres em 1995 como redator de finanças pessoais.

Sua ambição atraiu a atenção do editor de negócios de lá, o Sr. Lewis, que partiu para o The Telegraph e mais tarde trouxe o Sr. Ao cobrir o Parlamento, Winnett ganhou a reputação de “um mestre em localizar a joia na poeira da informação pesada”, como disse certa vez um colega. O guardião.

Em 2009, alguém ligou para os escritórios do Telegraph com uma oferta atraente. O informante possuía um pequeno disco rígido vermelho contendo milhares de documentos que revelavam o abuso generalizado por parte dos legisladores de suas contas de despesas parlamentares. O dinheiro do contribuinte foi usado para pagamentos de hipotecas pessoais e melhorias residenciais como um fosso.

Foi uma história explosiva com potencial para derrubar o establishment político britânico. Mas quando o informante se encontrou com Winnett em um bar de vinhos em Londres, ele pediu para ser pago pela informação, considerando isso uma forma de proteger o sustento de sua fonte. O Times de Londres e o The Sun recusaram esta oferta; O Telegraph aceitou.

“Dissemos: ‘Olha, embora o The Telegraph não pague por histórias desta forma – não somos um tablóide, não é algo que fazemos – mas isto é sensacional. Essas pessoas precisam de algum seguro. Eles podem perder suas carreiras’”, disse Winnett em “O disco”, um documentário produzido pelo The Telegraph em 2020 para marcar o 10º aniversário da investigação.

Na época, o Sr. Lewis era o editor-chefe do The Telegraph. De acordo com o filme, quando Winnett e um colega abordaram Lewis com a ideia de pagar pelos documentos, eles pensaram que ele poderia ser persuadido a oferecer 30.000 libras. Em vez disso, o Sr. Lewis lançou um número maior: £ 100.000. (Um editor diferente do Telegraph mais tarde descrito o valor de £ 110.000.)

Lewis defendeu o pagamento como sendo de interesse público. “A questão do pagamento é uma pista falsa”, disse ele no documentário. “Esta é uma das partes mais importantes do jornalismo, se não a mais importante parte do jornalismo, no período pós-guerra. Não consigo pensar em jornalismo mais impactante para a Grã-Bretanha e para a sociedade britânica, destacando erros tão profundos e abusos sistemáticos.”

Winnett coordenou todos os aspectos da investigação, que dominou as manchetes britânicas durante semanas, encerrou as carreiras de grandes nomes em vários partidos políticos e ganhou vários prêmios. Em 2014, ele foi promovido a vice-editor do The Daily Telegraph e do The Sunday Telegraph, supervisionando a operação de coleta de notícias digitais 24 horas por dia.

O Sr. Winnett também foi o principal autor do um artigo do Telegraph em 2010, que envolveu o uso de repórteres disfarçados que se fizeram passar por constituintes de um membro do gabinete, Vince Cable, e gravaram sub-repticiamente os seus comentários nus e crus sobre uma fusão de meios de comunicação pendente envolvendo Rupert Murdoch. O clamor que se seguiu forçou o Sr. Cable a se recusar a julgar a fusão.

O próprio Winnett não se disfarçou, e Cable disse na segunda-feira que não sabia se Winnett havia encomendado o artigo e o conhecia como um “repórter político sério”. Os artigos envolvendo repórteres disfarçados foram mais tarde repreendido por um regulador de imprensa britânico.

No The Post, Winnett deve supervisionar toda a cobertura de notícias envolvendo política, negócios, tecnologia, esportes, reportagens e investigações. Ele planeja se mudar de Londres para Washington. Num memorando distribuído na redação do The Telegraph, Winnett descreveu sua saída do Post como “uma decisão emocional”.

“Ele está 100% dedicado ao trabalho; ele é assim”, disse Holly Watt, jornalista londrina que trabalhou em estreita colaboração com Winnett. “Para quem o conheceu desde cedo, era muito evidente que ele seria editor de um jornal.”

Castelo Estêvão relatórios contribuídos. Kitty Bennet contribuiu com pesquisas.