[ad_1]

Tenho um instantâneo gravado em minha memória de grupos de estudantes perambulando pelo terreno, que estava cheio de escombros do confronto, muitos deles ostentando orgulhosamente bandagens devido aos ferimentos infligidos pela violenta varredura da Força de Patrulha Tática. Música psicodélica soava em alguma janela, e um solitário homem da manutenção empurrava um barulhento cortador de grama sobre um pedaço de grama que ainda restava.

Os protestos haviam terminado e a ordem estava sendo restaurada, mas algo assustador e belo havia sido desencadeado, uma fé de que meros estudantes poderiam fazer algo sobre o que há de errado com o mundo ou pelo menos estavam certos em tentar.

O clássico relato da Columbia ’68, “The Strawberry Statement”, um diário irônico e contundente escrito por um estudante de graduação, James Simon Kunen, que participou dos protestos, captura a confusão confusa de causas, ideais, frustrações e excitação crua daquela primavera. “Além de definir o que não foi, é muito difícil dizer com certeza o que alguma coisa significou. Mas tudo deve ter um significado, e todos são livres para dizer quais são os significados. Em Columbia, muitos alunos simplesmente não gostavam que sua escola tivesse confiscado um parque, e desaprovavam bastante que sua escola fizesse guerra, e contaram a outros alunos, que contaram a outros, e vimos que Columbia é nossa escola e teremos algo a diga o que faz.

Essa é a semelhança. Tal como os estudantes de então já não conseguiam tolerar as imagens horríveis de uma guerra distante transmitidas, pela primeira vez, quase em tempo real pela televisão, muitos dos estudantes de hoje encontraram as imagens de Gaza, agora transmitidas instantaneamente para os seus telefones, para exigir Ação. E assim como os estudantes em 68 insistiu que sua escola rompesse os laços a um instituto governamental que faz pesquisas para a guerra, por isso os estudantes de hoje exigem que a Colômbia se desfaça de empresas que lucram com a invasão de Gaza por Israel. E os estudantes de então e de agora encontraram os administradores das faculdades surdos às suas súplicas.

Certamente há muito o que debater aqui. As universidades têm uma séria obrigação de proteger os estudantes judeus do anti-semitismo e de manter a ordem, mas é aos seus alunos e professores que devem responder, não aos republicanos ansiosos por marcar pontos contra a “doutrinação” desperta nas faculdades de elite ou aos megadoadores buscando empurrar suas agendas para instituições de ensino superior.

Assim como o Sr. Kunen, não sei exatamente como aquela primavera de 1968 afetou minha vida. Suspeito que isso me forçou a pensar de maneiras que informaram minhas reportagens sobre o mundo. O que sei é que estou animado ao ver que os universitários ainda ficarão irritados com a injustiça e o sofrimento e tentarão fazer algo a respeito.

O Times está comprometido em publicar uma diversidade de letras para o editor. Gostaríamos de saber o que você pensa sobre este ou qualquer um de nossos artigos. Aqui estão alguns pontas. E aqui está nosso e-mail: letras@nytimes.com.

Siga a seção de opinião do New York Times sobre Facebook, Instagram, TikTok, Whatsapp, X e Tópicos.



[ad_2]

Source link