[ad_1]
Estudantes manifestantes: Admiro a sua empatia pelos habitantes de Gaza, a sua preocupação com o mundo, a sua ambição moral de fazer a diferença.
Mas preocupa-me a forma como os protestos pacíficos se transformaram em ocupações de edifícios, em riscos para as formaturas e no que considero uma tolerância indevida ao anti-semitismo, ao caos, ao vandalismo e ao extremismo. Receio que as acções mais agressivas possam estar a prejudicar os habitantes de Gaza que você está a tentar ajudar.
Meu pensamento foi moldado pelos protestos contra a Guerra do Vietnã na década de 1960. Os estudantes que protestaram naquela época estavam certos quanto ao mérito: a guerra era invencível e conduzida de maneiras imprudentes e imorais.
No entanto, esses estudantes não abreviaram aquela guerra terrível; em vez disso, provavelmente o prolongaram. Os activistas de esquerda em 1968 não alcançaram o seu objectivo de eleger o candidato pela paz Gene McCarthy; em vez disso, a turbulência e os protestos mais violentos ajudaram a eleger Richard Nixon, que se comprometeu a restaurar a ordem – e depois arrastou a guerra e expandiu-a para o Camboja.
Acho que vale a pena lembrar a história hoje. Boas intenções não são suficientes. Empatia não é suficiente. Tenho certeza de que todos concordamos que o que importa são os resultados. Portanto, a pergunta que lhes peço que façam a si próprios é: os vossos acampamentos e sacrifícios – mais de 1.000 manifestantes foram presos até agora e um número desconhecido de pessoas foram suspensos ou expulsos – estão realmente a ajudar os habitantes de Gaza?
Tenho criticado fortemente a conduta de Israel em Gaza desde o outono passado e o apoio incondicional do Presidente Biden à guerra. Portanto, embora esteja sinceramente solidário com a causa, parece-me que as revoltas no campus desviaram a atenção da crise em Gaza, em vez de chamarem a atenção para ela.
Afinal, do que estamos falando agora? Não é fome em Gaza. Não se trata de uma potencial invasão de Rafah, que o chefe humanitário da ONU disse esta semana seria “uma tragédia além das palavras”.
Em vez disso, estamos discutindo o líder estudantil da Columbia que disse em janeiro, “os sionistas não merecem viver”. Ele foi excepcional e mais tarde pediu desculpas – mas desacreditou profundamente a causa. Temo que o fanatismo dentro da câmara de eco dos manifestantes possa levar os activistas a fazer comentários tão terríveis ou a dar desculpas para eles, afastando assim as pessoas.
Um pensamento: a humildade é uma ferramenta essencial de persuasão (não que eu sempre acerte!). O desafio é assumir uma postura moral inabalável e, ao mesmo tempo, reconhecer que eventualmente se pode provar que alguém está errado. Apegar-se a essa contradição restringe a tendência à auto-justificação e o impulso de reprimir os outros – ambos os quais não persuadiram exatamente nenhuma pessoa.
Muitos estudantes estão a chamar pacificamente a atenção para a injustiça em Gaza, combinando paixão com humildade, e acredito que a violência desnecessária por parte da polícia também é indesculpável e torna mais difícil a resolução desta crise no campus.
Ainda. Em Yale, os manifestantes montaram tendas e bloquearam uma “zona libertada” num espaço público onde, durante algum tempo, as pessoas só foram autorizadas a entrar se se comprometessem “com a libertação palestiniana” e princípios relacionados. de acordo com o Yale Daily News. Parece-me irónico que um desses princípios seja a tolerância zero a qualquer tipo de discriminação.
Reconheçamos também que o Hamas é uma organização terrorista misógina, homofóbica e anti-semita que agora mantém reféns americanos e israelitas. O Hamas tem sido uma catástrofe para os habitantes de Gaza e é difícil para mim perceber por que razão alguém que apoia os palestinianos toleraria isso ou a violência.
Alguém vandalizado o gabinete distrital do deputado John Carter, um republicano do Texas, derramando sangue falso e pintando “Gaza Livre”. Isso certamente não ajudou as pessoas em Gaza e provavelmente diminuiu o apoio a elas – mas fiquei impressionado com o número de comentadores online que simpatizaram com o vandalismo. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu provavelmente está entusiasmado com a existência de tais pessoas.
Os manifestantes têm exigências que incluem o desinvestimento e o corte de laços com Israel. Mas acabar com as relações com Israel não ajuda os habitantes de Gaza e, pelo contrário, é útil que as universidades mantenham intercâmbios com uma vasta gama de locais, incluindo aqueles cujas políticas discordamos.
Entretanto, o desinvestimento não prejudicará Netanyahu nem ajudará os habitantes de Gaza – mas poderá significar retornos mais baixos para as dotações. Então, os estudantes são a favor de mensalidades mais altas para cobrir isso, ou menos auxílio estudantil para estudantes marginalizados? E se as universidades alienarem todos os instrumentos financeiros ligados a Israel, isso significa que também devem vender todos os seus títulos do Tesouro dos Estados Unidos, uma vez que o governo dos EUA envia ajuda a Israel?
Não pretendo que isso pareça tão amargo quanto provavelmente parece. Por favor, proteste!
O protesto em si é uma coisa boa: os estudantes podem escrever cartas ao editor, distribuir petições, realizar comícios pacíficos e ligar para os membros do Congresso (ou inundar a seção de comentários desta coluna!). Sou totalmente a favor de exigir mais ajuda humanitária a Gaza e a suspensão das transferências de armas ofensivas para Israel até que este país cumpra o direito humanitário, além de um grande impulso para um Estado palestiniano.
Finalmente, permitam-me oferecer duas sugestões concretas sobre como podemos ajudar significativamente os palestinianos que não envolvam a ocupação de campi, a expulsão da faculdade e o risco do prolongamento da guerra.
Primeiro, angariar fundos para organizações que ajudam ativamente os habitantes de Gaza, como a Save the Children, a Gisha ou o International Rescue Committee. Isso pode parecer desanimadoramente modesto, mas ajudará pessoas reais que estão em necessidade desesperada.
Em segundo lugar, isto pode parecer bobagem, mas que tal arrecadar dinheiro para enviar o maior número possível de seus líderes estudantis neste verão para viver na Cisjordânia e aprender com os palestinos de lá (enquanto interagem com os israelenses na entrada ou na saída)? Monitores da Cisjordânia dizem que a recente repressão israelita aos estrangeiros que ajudam os palestinianos, ao impedir a entrada ou deportar pessoas, tornou isto mais difícil, mas não impossível.
Os estudantes visitantes devem ser prudentes e cautelosos, mas podem estudar árabe, ensinar inglês e ser voluntários em organizações de direitos humanos no terreno. Os palestinianos em partes da Cisjordânia estão sitiados, atacados periodicamente por colonos e necessitam de observadores e defensores.
Os alunos que retornassem no final do verão teriam uma compreensão muito mais profunda dos problemas e de como ajudar. Seria uma mudança de vida, uma educação tão rica quanto qualquer outra que você recebe no campus.
Seria também um activismo que não é performativo, mas que pode realmente ajudar os palestinianos a viverem vidas melhores e mais seguras.
[ad_2]

