Quando Israel ordenou no domingo que a Al Jazeera encerrasse as operações lá, a rede tinha um repórter cobrindo uma reunião do governo em Jerusalém Ocidental, outro em um quarto de hotel em Jerusalém Oriental, um terceiro no norte de Israel para cobrir confrontos na fronteira com o Líbano e um quarto em Telavive.

Mas as câmeras pararam de rodar quando Walid al-Omari, chefe do escritório da rede em Ramallah, na Cisjordânia, ordenou que todos voltassem para casa. As autoridades israelenses invadiram uma sala usada pela Al Jazeera no Ambassador Hotel em Jerusalém Oriental, confiscando equipamentos de transmissão. Os provedores de televisão e internet israelenses cortaram seus canais e bloquearam seus sites, embora as pessoas ainda conseguissem encontrá-los online.

A Al Jazeera, a influente rede de notícias árabe, afirma que continuará a reportar e a transmitir a partir da Faixa de Gaza e da Cisjordânia. Mas a sua saída de Israel marca um novo ponto baixo na sua longa e tensa história com um país que grande parte do público da Al Jazeera no mundo árabe e fora dele vê como um agressor e um ocupante.

O ordem de desligamento, que dura 45 dias e pode ser renovado, foi uma pausa que estava em andamento. Al-Omari disse que logo após o início da guerra entre Israel e o Hamas, em Outubro, a rede deixou de utilizar um escritório em Jerusalém Ocidental, afirmando que os israelitas de extrema-direita usaram tácticas de intimidação contra o pessoal local.

A rede tem desempenhado um papel importante na amplificação de histórias sobre a matança e o sofrimento dos palestinianos em Gaza, aumentando a indignação mundial face à conduta de Israel. Muitos defensores da Al Jazeera argumentam que o seu trabalho é tão forte que Israel quer intimidá-la e censurá-la.

Mas o seu foco no derramamento de sangue em Gaza também gerou controvérsia, com alguns analistas árabes a dizer que apoia o que retrata como uma resistência armada legítima a Israel, e a apresentar comentários de responsáveis ​​e combatentes do Hamas com pouca resistência crítica. A rede é parcialmente financiada e controlada pelo governo do Qatar, o que permite que os líderes políticos do Hamas vivam e operem no seu país.

Isso torna-o um alvo convincente para os críticos em Israel e noutros países, que dizem que o país apresenta, na melhor das hipóteses, uma visão unilateral da guerra. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu acusou a Al Jazeera de incitar a violência contra Israel e de prejudicar a segurança de Israel.

“Sabíamos que era uma questão de tempo”, disse al-Omari sobre a paralisação em entrevista na terça-feira. O governo de Israel, disse ele, há muito perseguia o que chamou de “uma guerra contra a Al Jazeera”.

Desde o ataque de 7 de Outubro liderado pelo Hamas a Israel e a devastadora campanha militar israelita em Gaza que se seguiu, a Al Jazeera tem confiado na sua rede de jornalistas no território – a mais robusta de qualquer meio de comunicação – para produzir um fluxo constante de notícias angustiantes. e reportagens carregadas de emoção.

As suas transmissões sobre a crescente crise de fome em Gaza enchem os ecrãs de muitos lares árabes. Seus vídeos de pais agonizantes segurando seus filhos mortos e corpos sendo retirados dos escombros inundam as redes sociais.

Com outros meios de comunicação estrangeiros bloqueado por Israel e o Egipto obtenham acesso a Gaza, nenhum meio de comunicação com a audiência global da Al Jazeera pode igualar a amplitude da sua cobertura naquele país.

A Al Jazeera tem sete correspondentes que se estendem de norte a sul de Gaza, segundo o seu editor-chefe, Mohamed Moawad, juntamente com uma grande equipa de cinegrafistas, produtores e outros. Ele disse numa entrevista que Israel estava “tentando deslegitimar a nossa cobertura porque somos a única organização que a cobre a partir de dentro”.

“Eles querem esconder o que está acontecendo em Gaza”, acrescentou.

Shuruq Asad, porta-voz do Sindicato dos Jornalistas Palestinianos, disse que sem os jornalistas da Al Jazeera em Gaza, “não poderíamos saber de nada, e eles pagaram por isso com as suas vidas”.

“Infelizmente, os nossos distintivos, coletes e capacetes em Gaza não nos proporcionaram qualquer protecção”, escreveu Hisham Zaqout, correspondente da Al Jazeera em Gaza, numa mensagem de WhatsApp.

As autoridades israelitas não especificaram o seu motivo para proibir a Al Jazeera, excepto para dizer que prejudicava a segurança de Israel. Mas dado que a rede pode continuar a transmitir a partir de Gaza e que a sua audiência maioritariamente árabe ainda pode ver o canal através de redes privadas virtuais ou do YouTube, muitos comentadores israelitas consideraram a medida, no máximo, simbólica.

A Associação para os Direitos Civis em Israel, que recorreu da ordem junto do Supremo Tribunal de Israel, disse que o seu efeito prático limitado “sugere que foi feita para calar vozes críticas e para marcar a comunicação social árabe e os seus telespectadores como uma quinta coluna”.

Especialistas que acompanham a rede dizem que a sua mistura de imagens chocantes de Gaza e comentários no ar que ecoam muitas das afirmações do Hamas aumenta o apoio às ações do grupo, e não apenas a simpatia pelos palestinos. Isto aplica-se especialmente ao seu canal em língua árabe; também possui canais em inglês e outros idiomas.

“O facto de apenas dar a plataforma principal ao Hamas, aos responsáveis ​​do Hamas, aos porta-vozes do Hamas, etc., o facto de cortar quaisquer vozes que sejam críticas ao Hamas – basicamente fez com que na Al Jazeera, o Hamas fosse realmente o porta-voz do povo palestino”, disse Ghaith al-Omari, analista de assuntos palestinos do Instituto de Política para o Oriente Próximo de Washington e ex-conselheiro de Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina.

A Al Jazeera rejeita as acusações de ser porta-voz do Hamas, afirmando num comunicado que a proibição de Israel é um “ato criminoso” que viola “o direito básico ao acesso à informação”.

O encerramento das operações da Al Jazeera aumentou as alegações, negadas por Israel, de que Israel está a tentar esconder a devastação em Gaza.

“Israel está tentando controlar a narrativa e tentando privar até mesmo o público israelense de ver as atrocidades em Gaza”, disse Jamil Dakwar, professor de direito na Universidade de Nova York e advogado fundador do Adalah, o Centro Legal para Assuntos Árabes. Direitos das minorias em Israel.

A decisão de domingo empatou condenação dos defensores dos direitos. Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, disse na segunda-feira: “Achamos que a Al Jazeera deveria ser capaz de operar em Israel, assim como opera em outros países”.

Analistas que acompanham a cobertura da Al Jazeera dizem que a rede se diferencia de outros canais de língua árabe ao transmitir coletivas de imprensa de autoridades israelenses e convidar analistas e autoridades israelenses para aparecerem no ar.

Mas, em geral, a Al Jazeera tende a abraçar as opiniões de muitos árabes, difundindo análises “que glorificam o acto de resistência” contra o que retrata como “agressão do exército de colonos de ocupação”, isto é, Israel, disse Mahmoud Khalil, jornalista. professor de estudos na Universidade do Cairo.

Ele acrescentou que os analistas militares da Al Jazeera muitas vezes exageraram os sucessos palestinos no campo de batalha e minimizaram os ganhos israelenses.

Al-Omari, do Instituto de Washington, disse que a rede também eliminou o pior dos ataques de 7 de outubro contra Israel, ajudando a dar origem a negações persistentes entre alguns árabes de alguns dos atos mais sangrentos que os agressores palestinos cometeram naquele país. .

No início da guerra, a Al Jazeera publicou nas redes sociais um vídeo divulgado pelo Hamas que pretendia mostrar aos seus agressores cuidando de crianças num kibutz israelense eles atacaram em 7 de outubro, deixando de lado o contexto: eles mataram a mãe das crianças. Atraiu 1,4 milhão de visualizações no Facebook.

Questionado sobre o vídeo, Moawad disse que a rede também transmitiu imagens ao vivo de um porta-voz militar israelense dizendo que os agressores do Hamas haviam levado mulheres e crianças do kibutz.

“Transmitimos imagens de ambos os lados sem edição para garantir que nossos telespectadores estejam atualizados com os desenvolvimentos e tenham ouvido ambos os lados”, disse ele em comunicado.

A Al Jazeera foi proibida noutros países, incluindo estados árabes que acusaram a rede de reportagens tendenciosas e de apoio a movimentos políticos islâmicos – alguns deles violentos – que esses países suprimiram.

Para muitos árabes cautelosos em relação aos grupos islâmicos, a amplificação das vozes do Hamas pela Al Jazeera é um desvio, disse Khalil, da Universidade do Cairo.

Asad, do Sindicato dos Jornalistas Palestinos, disse que desequilíbrios ou omissões na cobertura não deveriam ser motivo para uma proibição, o que, segundo os críticos da decisão, coloca Israel na mesma categoria de outros governos autoritários que reprimiram meios de comunicação hostis. .

“Ninguém tem o direito de fechar a televisão israelense ou de silenciar a CNN ou de silenciar alguém”, disse ela.

O relatório foi contribuído por Adam Rasgon e Johnatan Reiss de Jerusalém, Emad Mekay do Cairo e Iyad Abuheweila de Istambul.